Cresce no Brasil o número de pessoas que praticam corrida. As provas pelo pais a fora aumentam  em ritmo acelerado, levando os praticantes à buscarem uma melhor performance à cada corrida e à se preocuparem com práticas que visam aperfeiçoar o treinamento.

Correr não é simples, mesmo com tênis leves, planos nutricionais ou mais tempo de treinamento, nem sempre a melhora é satisfatória. Neste esporte, muitos corredores são amadores e na maioria das vezes não tem condicionamento físico ou acompanhamento profissional. Além disso, agravantes como capacidade respiratória insuficiente, falta de equilíbrio, fadiga muscular, dores nas articulações e até mesmo na região lombar, ansiedade e ruptura dos limites físicos acabam acarretando lesões.

Os treinos de corrida são estratégicos para prevenir ao máximo as possibilidades de lesões, respeitando o limite individual de cada um. O fortalecimento muscular, o alongamento e o treinamento específico são os focos principais no treinamento dos corredores.

Partindo do idéia que um corpo mais forte, tem menos chances de se lesionar, podemos considerar o pilates como grande aliado ao corredores. O método é capaz de desenvolver uma coluna equilibrada em sua posição anatômica com movimentos mais precisos, harmoniosos e sem força excedente. O pilates proporciona equilíbrio muscular, o que previne complicações  na coluna vertebral, tornozelos, quadris e joelhos, evitando doenças generativas e traumáticas.

O método trabalha a respiração, que é fundamental para os corredores e o fortalecimento do Core (conexão dos músculos do diafragma, abdominais, lombares e assoalho pélvico) além disso, um dos princípios do pilates é a concentração, numa corrida esta capacidade é de extrema importância para não perder o ritmo, completar uma prova ou até mesmo para controlar o cansaço.

Você praticante de corrida, alie-se ao pilates! Suas passadas serão mais seguras e os resultados melhores!

 

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