O blog Wellness Pilates deixa registrada uma homenagem a Romana Kryzanowska, discípula direta de Joseph Pilates que faleceu recentemente. Contamos um pouco da sua história para lembrarmos sempre de sua grande importância no mundo do Pilates!

Romana Kryzanowska nasceu em 30 de junho de 1923 em Detroit, estado do Michigan, Estados Unidos.

Em 1941, então uma jovem bailarina da “School of American Ballet” foi apresentada a Joseph Pilates por George Ballanchine. A adolescente tinha lesionado seriamente o tornozelo. Na época, a única opção de tratamento era a cirurgia ainda em estágio primitivo. Pilates sugeriu se método de tratamento: “bem mocinha, faça cinco aulas. Se funcionar, continue. Se não, leve seu dinheiro de volta”.

Romana aceitou a sugestão, mas estranhou a sistemática de Pilates. “Na minha primeira sessão, pensei que aquele homem era louco. Ele me colocou fazendo exercícios que não eram específicos para meu tornozelo. Como isto poderia me ajudar?, pensou”

Após a terceira sessão, Romana notou que o inchaço do tornozelo e a dor haviam desaparecido. Então compreendeu o primeiro princípio deste trabalho: “Circulação é o que cura”.

Retornou às aulas de balé e percebeu uma sensação agradável de equilíbrio e força e um controle corporal completo. A perna estava perfeita e o trabalho melhor do que antes. Assim Romana começou a trabalhar com Joseph Pilates. De aluna, passou a professora de bailarinos, em 1942, sempre sob a orientação do mestre. Dois anos depois, foi morar no Peru, mas nunca perdeu o contato com Pilates.

Joseph Pilates a escolheu como sucessora por sua dedicação e responsabilidade, Ela herdou os direitos de uso da metodologia de Pilates, incluindo anotações, fotos e manuscritos.

Romana, por mais de 65 anos, manteve fielmente os ensinamentos do criador do método Pilates. Ela foi “Master Teacher Trainer”, ministrou aulas especiais e seminários de Educação Profissional Continuada nos Estados Unidos, Austrália, França, Itália, Holanda e São Paulo.

Fonte: http://ciapilates.com/historico.html

Open chat
1
Olá! 👋
Fique a vontade se quiser entrar em contato por aqui!
Como podemos te ajudar?😊