O pilates tem sido cada vez mais utilizado na preparação física de atletas de alto nível com o intuito de prevenir lesões e aumentar o rendimento. Hoje falaremos sobre o pilates direcionado aos jogadores de vôlei.

O vôlei envolve movimentos repetitivos de sobrecarga, como saque e o bloqueio, além de utilizar bastante os dedos das mãos. Ao longo do tempo a possibilidade dos jogadores desenvolverem lesões é grande. Com o treinamento intenso há muita pressão sobre as articulações e músculos e na maioria das vezes não há tempo de descanso suficiente para recuperar uma lesão.

As lesões mais comuns deste esporte são:

– Tendinite e bursite nos ombros: estas lesões podem vir juntas na maioria dos casos. Há dores nos ombros ou na parte frontal ou lateral do ombro e é comum a dor descer até ao cotovelo e antebraço.

– Tendinite patelar: inflamação do tendão que liga a patela à tíbia (osso da canela). É causado pelos saltos, como o saque e bloqueio.

– Lesão na coluna lombar: relacionada a tensão colocada nesta parte do corpo para executar giros e saltos.

– Lesões no dedos: os fortes bloqueios e defesas tornam os dedos vulneráveis à lesões como fraturas e luxações.

– Torção de tornozelo: ocorrem principalmente depois dos saltos. Quando os pés tocam o solo pode haver o estiramento ou ruptura de ligamentos da articulação do tornozelo.

Entendemos que os movimentos do volêi exigem muito do físico dos jogadores, com a prática do pilates há o fortalecimento da musculatura profunda e principalmente do centro do corpo, o que traz estabilidade e força para a execução dos movimentos. Além disso, com a musculatura fortalecida, o movimento é mais eficiente, gasta-se menos energia com a mesma performance, há economia do movimento, (ele é feito de maneira correta e sem gasta excessivo de força). Há um desgaste muscular menor, o que diminui os movimentos de compensação que muitas vezes causam as lesões.

 

O pilates ainda pode prevenir lesões e recuperar lesionados em tempo menor, além de tudo isso, o atleta aprende à trabalhar respiração em momentos de pressão que podem ser decisivos numa competição.

Open chat
1
Olá! 👋
Fique a vontade se quiser entrar em contato por aqui!
Como podemos te ajudar?😊