1. O que é Pilates?

Pilates é um método de condicionamento físico e mental que visa desenvolver o ser humano de forma equilibrada. Segundo seu criador, Joseph H. Pilates, o método batizado como Contrologia “desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, ativa a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito, permitindo o domínio da mente sobre o controle completo do corpo.” A técnica trabalha vários grupos musculares simultaneamente à respiração, através de movimentos suaves e fluidos com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (conexão dos músculos: diafragma, abdominais, lombares e do assoalho pélvico, também chamado de “powerhouse”). O mais importante na execução do método é a qualidade dos movimentos e não a quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma sessão.

2. Quais os Benefícios para quem Pratica Pilates?

Com a prática regular e a vivência dos princípios podemos:

* Melhorar o condicionamento físico aumentando a força muscular, flexibilidade e a resistência.

* Melhorar a consciência corporal adquirindo melhor postura, controle do equilíbrio e coordenação motora.

* Aliviar as tensões e reduzir o estresse através de um controle eficiente da respiração.

* Melhorar a estabilidade e mobilidade da coluna por meio controle e fortalecimento do CORE (“powerhouse”).

3. Quem pode praticar Pilates? Quantas vezes por semana?

A pessoa que busca praticar o Pilates, encontra algo muito maior do que um simples programa de condicionamento físico. Além de dispor de uma gama variada de adaptações e ferramentas, o treinamento contínuo é necessário a fim de buscar a melhor qualidade nas execuções dos movimentos, exigindo tanto aspectos mentais quanto físicos do aluno. Com isso, o perfil do praticante de pilates é de uma pessoa disposta e comprometida com a evolução do treinamento, que encara as tarefas com seriedade e foco.

A prática de Pilates é recomendada para todas as pessoas independentemente do sexo, idade ou nível de condicionamento físico. Por ser uma atividade personalizada ou realizada em duplas, sempre conduzidas por um professor habilitado, pode ser direcionada para as particularidades e ojetivos de cada cliente.  Convém lembrar que antes de iniciar qualquer programa de atividade física, mesmo o Pilates, é necessário consultar seu médico. No Wellness Studio Pilates você pode freqüentar as aulas de uma a três vezes por semana.

4. Pilates pode ser aplicado para fins terapêuticos?

Apesar de em sua concepção, o método ter sido desenvolvido para o condicionamento físico e mental, há inúmeras indicações terapêuticas. Pesquisas recentes fundamentam esse trabalho experimentando o método Pilates em pacientes com fibromialgia, osteoporose, artrite reumatóide, hérnia de disco, escoliose, etc. Para a Fisioterapia o Pilates é um recurso cinesioterápico indicado sempre que houver a necessidade de alongar, fortalecer, organizar a postura e ganhar simetria. Portanto o método pode ser usado como recurso terapêutico aplicado a uma série de patologias, entretanto a experiência do profissional deve ser levada em conta.

5. Como é uma aula de Pilates?

As aulas podem ser realizadas utilizando o mat, acessórios e os equipamentos. No primeiro momento é dado enfoque a concentração, a respiração e ativação dos músculos do core, como um aquecimento. São realizados diferentes exercícios em cada aula com poucas repetições, mas exigindo do aluno um controle adequado de seu corpo e fluidez nos movimentos.

6. Em quanto tempo pode-se observar os resultados do método Pilates?

Os resultados dependem da forma de execução dos exercícios. Ou seja, o nível de condicionamento físico, a habilidade corporal e a freqüência nas aulas. Entretanto, alguns benefícios já são percebidos nas primeiras aulas. Segundo Joseph Pilates, “as instruções devem ser seguidas com fidelidade”, mantendo a mente concentrada no objetivo do exercício e respeitando seu próprio ritmo. Assim, segundo ele: “Você se sentirá melhor em 10 sessões, parecerá melhor em 20 sessões e terá um corpo totalmente novo em 30 sessões”.

 

Open chat
1
Olá! 👋
Fique a vontade se quiser entrar em contato por aqui!
Como podemos te ajudar?😊