Rafting, vôo livre, rapel, escalada, skate, mergulho… Você já experimentou este clima de aventura e adrenalina? Os esportes radicais não param de crescer, exigem muito do físico comparados à outras modalidades por causa das condições extremas de velocidade, limite físico e psicológico dos participantes.

Quem pratica este tipo de esporte sabe da necessidade de ter o corpo e a mente fortalecidos para o grande desafio de romper barreiras com um risco menor de lesões.  A manutenção de algumas posturas, como por exemplo em cima de uma pedra, suspenso numa corda eu sobre uma bicicleta exigem um bom conhecimento do próprio corpo e domínio dos movimentos. Aí que entra o pilates, tanto os atletas profissionais quanto os amadores podem se beneficiar com esta atividade física que associa o corpo e a mente para uma melhor performance.

O pilates fortalece o powerhouse, ou seja, o centro do corpo, assim há a estabilização e proteção da coluna, o que facilita a distribuição da força para um movimento mais eficiente e um desgaste muscular menor. Este fortalecimento leva à uma postura melhor, indispensável à prática do esporte radical.

O trabalho de propriocepção e consciência corporal também é importantíssimo, pois estimula o sistema nervoso central e leva informações à ele de como o corpo deve se comportar em diferentes espaços, assim favorece a concentração e o controle do movimento, refletidos durante a prática esportiva.

Outro grande benefício do pilates é a respiração, que no caso do esporte radical é algo imprescindível. Em situações de risco, o índice de hormônio cortisol no sangue, a freqüência cardíaca e sudorese aumentam, é o sinal de perigo em alerta. Uma respiração controlada pode amenizar este efeito além de oxigenar os músculos e proporcionar um maior controle mental.

É importante que o treinamento para os praticantes de esportes radicais seja completo e personalizado. Se você é um destes praticantes acredite no pilates, você terá grandes benefícios!

DSC03561

DSC03562

DSC03555

 

 

Open chat
1
Olá! 👋
Fique a vontade se quiser entrar em contato por aqui!
Como podemos te ajudar?😊