Durante a gravidez ocorrem alterações no organismo materno envolvendo o sistema respiratório, urinário, vascular, gastrointestinal e principalmente modificações no sistema musculoesquelético. Neste caso podemos observar uma protusão abdominal e aumento das mamas que conseqüentemente geram alterações na postura, como aumento da curvatura lombar (hiperlordose), sobrecarga no assoalho pélvico (períneo), alteração no centro de gravidade e ombros rodados para frente.

Dores nas costas, falta de ar, inchaço nos membros inferiores, aumento na freqüência urinária e dificuldade para segurar o xixi são queixas freqüentes durante o período gestacional.

Pensando nestas modificações e queixas, ingressar nas aulas de PILATES é uma excelente escolha para este momento. O Pilates é  um método de condicionamento físico e mental que visa desenvolver o ser humano de forma equilibrada. Segundo seu criador, Joseph H. Pilates, o método batizado como Contrologia “desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, ativa a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito, permitindo o domínio da mente sobre o controle completo do corpo.” A técnica trabalha vários grupos musculares simultaneamente com a respiração, através de movimentos suaves e fluidos com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (também chamado de “powerhouse”, é a conexão dos músculos: diafragma, abdominais, lombares e do assoalho pélvico, também). O mais importante na execução do método é a qualidade dos movimentos e não a quantidade.

A possibilidade de adaptação dos exercícios de pilates de acordo com cada trimestre gestacional torna o pilates uma atividade física segura, de baixo impacto e com ênfase na consciência corporal. Para tanto se deve levar em consideração o histórico de atividades da gestante e suas características posturais, a fase em que se encontra a Gestante e suas necessidades.

O pilates pode ser realizado tanto no pré-parto como no pós-parto, ajudando a recuperar a boa forma física. Por isso, muitos médicos têm recomendado essa prática durante a gravidez. Lembrando que a gestante deve consultar seu médico para liberação de qualquer atividade física.  Fale com seu médico e venha fazer uma AULA EXPERIMENTAL.

Open chat
1
Olá! 👋
Fique a vontade se quiser entrar em contato por aqui!
Como podemos te ajudar?😊