Template Blog Wellness (1)

Comecemos com a definição de postura, conforme mencionada por Kendall:
“A postura geralmente é definida como o arranjo relativo das partes do corpo. A boa postura é aquele estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesão ou deformidade progressiva, independentemente da posição (ereta, decúbito, agachada ou flexão anterior) na qual essas estruturas estão trabalhando ou repousando. Sob tais condições, os músculos funcionarão mais eficazmente e serão permitidas as posições ideais para os órgãos abdominais e torácicos. A má postura é uma relação defeituosa das várias partes do corpo que produz aumento de tensão sobre as estruturas de suporte e na qual eiste um equilíbrio menos eficaz do corpo sobre sua base de suporte.”

Posso acrescentar que a postura é consequência de nossos hábitos, psiquismo e adaptação corporal à traumas físicos, alterações estruturais, funcionais e biomecânicas que passamos ao longo da vida.

Qual é o papel da Osteopatia frente à postura do indivíduo?

O tratamento osteopático visa harmonizar os tecidos corporais, levando em consideração suas correlações anatômicas e funcionais. Portanto, ao otimizar a biomecânica corporal, consegue-se reduzir o stress e desgaste sobre estruturas sobrecarregadas, permitindo a redução da dor e melhora da função.

Como é sua postura? Há algum movimento no qual sente dificuldade ou restrição? Há dor ou desconforto? Como isto influencia seu trabalho, lazer e outras atividades?

Entre em contato agendando avaliação e tratamento
Open chat
1
Olá! 👋
Fique a vontade se quiser entrar em contato por aqui!
Como podemos te ajudar?😊